-
Arquitetos: Kunze Seeholzer Architekten
- Área: 1075 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jann Averwerser Photography
-
Fabricantes: FSB Franz Schneider Brakel, Forbo Flooring, KEIM, LOGNOTREND, MHZ, SIMONSWERK Bandtechnik, batimet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância destinadoa quatro grupos etários está posicionado no limite norte do terreno, diretamente ao longo da linha ferroviária e, devido às suas emissões, foi estruturalmente integrado em uma parede de proteção contra ruídos. A organização do edifício realiza-se na aplicação mais consistente desta particularidade: todas as salas de aula e salas auxiliares, bem como a sala polivalente, estão orientadas exclusivamente para o lado sul, isolado acusticamente e, consequentemente, para o jardim. Na parte posterior, na área ao lado da parede de proteção acústica, as salas auxiliares são dispostas quase sem janelas, constituindo assim uma proteção estrutural adicional para as áreas de convivência e de lazer.
Um amplo corredor de jogos, que também acomoda as áreas do vestiário para as crianças, acomoda os grupos enfileirados no interior. Os nichos de brincar que se projetam para a área de jogos e de acesso; a estrutura projetada para brincadeiras, fixada ao lado das salas do grupo; e as claraboias correspondentemente dispostas para iluminação natural, delimitam o acesso e diferenciam espacialmente as áreas individuais dos grupos.
Uma parte importante do conceito estrutural é que as crianças podem perceber e vivenciar o edifício de todos os lados. As relações visuais estão presentes nos nichos no salão de jogos, bem como nas respectivas salas de grupos, desde o nível do chão, passando pelas clarabóias até o exterior, em direção às nuvens e ao céu. Além disso, também estão presentes no telhado verde, desde cima para dentro do edifício. A escalada e o tobogã na parede permitem que as crianças experimentem o edifício de forma holística e o compreendam espacialmente de todos os lados.
O desenvolvimento da propriedade foi deslocado de uma localização difícil, diretamente na passagem subterrânea da ferrovia, para o sul e, portanto, longe da rua. Um pequeno átrio na rua residencial oferece não apenas uma qualidade de estadia significativamente superior, mas também proteção adicional para as crianças e seus acompanhantes adultos.